top of page
Buscar
Foto do escritorNatalia Nascimento

Angu de milho, mandioca ou arroz?

No mundo o milho foi carregado pelos conquistadores e desbravadores e foi consequentemente incorporado a diversas gastronomias como a italiana, a africana, a brasileira, e etc.


Entre suas formas de preparo nós temos: a espiga cozida, o milho enlatado, a farinha de milho, o fubá, os flocos, o xarope, bebidas, glucose, etc. Todas as suas formas, são ricas em nutrientes que fizeram o milho fazer parte da alimentação do ser humano e dos animais em mistura para rações ou em natura.


Há uma diversidade abrangente de tipos desse cereal e de culturas que adotaram o milho como um ingrediente essencial para a contribuição com a sua gastronomia. No Brasil, tais culturas influenciaram cada estado de uma forma e cada estado deu um toque pessoal na elaboração de pratos que levam milho.



Um prato típico da gastronomia brasileira é o Angu. Esse prato em sua origem, no séc. XIX, era feito à base de uma mistura de água e Fubá ou farinha de mandioca ou farinha de arroz. Porém, com o tempo as pessoas passaram a chamar de angu apenas o prato a base de Fubá (milho) e adotaram para os pratos à base de farinha o nome pirão.


Como cada um dos estados brasileiros sofreram influências de vários tipos de cultura, cada um teve o seu modo de fazer angu e de aprimorar essa técnica com o passar dos anos. Em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, o chamado e famoso Angu a Mineira era feito à base de fubá e água e tinha uma consistência mais sólida, esse Angu poderia ser servido como acompanhamento de pratos ensopados, como o frango com quiabo e o orapronobis com costelinha. Mas, também poderia ser o prato principal ou a entrada, no caso do Angu misturado a couve (Bambá) ou o pastel de Angu.


Na Bahia, o Angu possui o nome de Angu à Baiana e possui uma consistência mais cremosa, quase liquida, além de ser misturado a um preparo de miúdos e incorporado na hora de ser servido. Outros nomes dados ao Angu pelo mundo principalmente no Brasil e na Itália é a Polenta nesse caso o Angu é preparado como base para um molho que se coloca logo acima da pasta de milho. Há também o Angu de banana muito consumido na costa da África e nos estados brasileiros que tiveram está influência.


Receita

Milho cozido


Ingredientes

8 espigas de milho descascadas

1 colher (chá) de sal

Manteiga a gosto


Preparo

Use uma panela grande, para as espigas ficarem cozidas por inteiro. Encha a panela de água até cobrir as espigas. Coloque

o sal e cozinhe em fogo alto por 10 minutos, com a panela tampada.

Espete o milho com um garfo, se estiver macio, está pronto.


98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page