Um ensopado de diversidade cultural, fácil de fazer, barato e delicioso.
A origem da maioria dos pratos típicos brasileiros estará sempre ligada a uma questão de colônia. O Frango com quiabo, não vai ser diferente, já que a maioria das histórias contadas em torno da sua origem citam os negros africanos, os portugueses e as influências indígenas. Já que o Brasil foi uma país colonizado, nossas influencias vão ser sim um misto de quem chegou e de quem já estava aqui.
O Frango com quiabo é um ótimo exemplo desta mistura de culturas, no prato existe três elementos: o quiabo refogado e bem preparado, o frango ou a galinha caipira carregada de especiarias e ervas e o Angu que é uma pasta de milho (Fubá) cozida e sem tempero.
O quiabo é uma planta originaria da África e as pessoas que viviam no Brasil do sec. XVII só tiveram contato com a planta após a chegada dos navios negreiros. Os transportes das sementes do quiabo eram feitos pelos próprios escravos em seus bolsos, como uma segurança de que iria ter alimento aonde fosse, já que a planta é de um cultivo e crescimento relativamente fácil.
Para eles a alimentação era escassa e de péssima qualidade, então a cultura do quiabo trazida da África apresentou ao Brasil uma das iguarias mais típicas consumidas no estado de Minas Gerais.
O frango por sua vez, a proteína do prato, foi uma adaptação que surgiu com o tempo, já que naquela época eram usadas as galinhas que chegaram de Portugal muito antes, logo nos primeiros anos do nosso “descobrimento” e foi incorporado ao prato um pouco depois. Essas galinhas passaram a serem mantidas e reproduziam em solo brasileiro principalmente para o consumo dos principais estados que eram a Bahia e o Rio de Janeiro.
Minas Gerais, no entanto, era um estado em fase de exploração e havia muita dificuldade de alimentos para as pessoas que estavam sitiadas aqui, a massa feita de fubá (milho), o Angu, foi uma contribuição possivelmente dos índios. Acredita-se que a mistura do quiabo e o angu era comum em minas gerais juntamente com outros tipos de carne de animais, quando chegaram as galinhas vindas das principais capitais o prato ganhou força e se popularizou, daí surgiu um dos ensopados mais popular na gastronomia mineira.
Receita
Ingredientes
Quiabo
Frango inteiro, cortado em pedaços
Dentes de Alho amassados
Cebola grande bem picadinha
Óleo
Colorau
Sal a gosto
Cheiro Verde e Pimenta a gosto
Preparo
Tempere e reserve o frango com o alho amassados, sal, pimenta e colorau. Lave o quiabo, seque, pique em rodelas finas. Em uma panela coloque o óleo e o quiabo, deixe fritar. Quando estiver sem baba, espere esfriar e coe, para retirar o excesso de óleo.
Em outra panela, aqueça duas colheres (sopa) de óleo e doure a cebola, junte o frango e deixe -o fritar. Quando estiver dourado, junte três xícaras de água fervente, corrija o sal, se necessário, e deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semi-tampada por mais ou menos 20 minutos, ou até que o frango esteja macio. Junte o quiabo reservado e deixe apurar até que fique encorpado. Por último, junte o cheiro-verde.
Sirva com arroz branco e Angu.
Comments