Pão de Queijo, uai!
- Natalia Nascimento
- 31 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de nov. de 2018
Um bom café da manhã ou da tarde em Minas Gerais é com mesa farta, mineiro é conhecido por sua gastronomia de paladar simples e delicioso. O que não pode faltar a essa mesa é o Famoso pão de queijo, além do queijo em natura, o café, a manteiga, o pão francês, os biscoitos, os bolos, o leite, o suco e mais uma infinidade de gostosuras que só as nossas avós sabem fazer.
O pão de queijo é uma “espécie de pão”, a base de polvilho e queijo levados ao forno, seu formato é de pequenas bolinhas que derretem na boca. Esse achado dos mineiros ganhou o Brasil com muita facilidade, já que é de fácil preparo, de ótimo sabor e fácil de se encontrar.

Cada família em Minas Gerais possui uma história particular sobre os bolinhos de queijos assados e sua confecção, mas todas partem do mesmo princípio passado de geração em geração, a cozinha que une e transmite a cultura. A receita tem suas modificações, uns usam apenas a agua, outros óleos e alguns leite, mas o que será que realmente é a essência do pão de queijo?
O biscoito de polvilho pode nos ajudar a entender isso já que na receita do pão de queijo encontramos em sua maioria o polvilho doce e azedo. Quando se adiciona o queijo fresco a massa do biscoito de polvilho, ele adquire uma textura diferente e mais macia, daí surge as bolinhas brancas que tanto encanta o paladar. O ovo e a escolha do queijo também são muito importantes para a textura e sabor, deve-se entender quais queijos possuem sabor mais forte e mais se encaixa com o sabor do polvilho.
A imaginação e o empreendedorismo estão em todos os cantos do Brasil e o pão de queijo não ficou por fora, as pessoas começaram a vender, confeccionar receitas e adaptações deliciosas como os palitos de pão de queijo, o pão de queijo recheado e etc.
O QUEIJO
O queijo, um os principais ingredientes do pão de queijo, além de ser um patrimônio imaterial e cultural do estado e do pais é produzido em grande escala no estado de Minas gerais. Essa tradição passada dos colonizadores portugueses no sec. XVIII, se manteve até hoje, a forma artesanal de se fazer o queijo com leite cru rende hoje mais de 30mil pequenos produtores em cerca de mais de 600 municípios.

Os queijos se diferenciam por alguns aspectos que compõe cada um de forma diferente. A sua consistência, a textura, a sua cor, a crosta que se forma na sua superfície, o seu formato, seu peso, seu odor e por último, o sabor. Em Minas Gerais os queijos são além de uma iguaria, um negócio, famílias tiram seu sustento do queijo e se organizam em volta desse processo.
Dentre os tipos de queijos produzidos em Minas estão: o Araxá, Campo das Vertentes (Queijos Finos), Canastra, Queijo do Cerrado, Serra do Salitre (queijo Artesanal Imperial), Triangulo Mineiro e Serro.

o Araxá - Queijo Minas

Campo das Vertentes (Queijos Finos)

Serro

Serra do Salitre

Triângulo Mineiro

Canastra

Cerrado
Fonte:
http://minasgerais.com.br/maisgastronomia/blog/sabores/tipos-de-queijos-de-minas-e-suas-caracteristicas
Comments